DSC_0415

O Colégio Sepé, como instituição de Educação Infantil, tem como função subjetivar, socializar e construir conhecimentos. Para isso, o tempo e espaço são constituintes na formação da criança e estão organizados em dois sistemas: o ordinário e o extraordinário.

É neste contexto que as aprendizagens e o desenvolvimento envolvem o lúdico através do brincar e das linguagens: plástica, teatral, literária, oral e escrita, musical, lógico-matemática e das novas tecnologias.

Especialmente para a Educação Infantil, o Colégio oferece instalações diferenciadas, cuidadosamente planejadas, por entender as necessidades de sua comunidade escolar e investir na criança no que se refere ao cuidar e educar.

CONHEÇA A COZINHA PEDAGÓGICA DO COLÉGIO SEPÉ

12.03 - Cozinha Pedagógica do Colégio Sepé prepara o lanche escolar formando bons hábitos alimentares às crianças

Receitas preparadas na Cozinha Pedagógica

Cardápio Semanal de 04 a 15 de Junho

Junho 2018

Biscoito de maizena

Fotos crianças

O lanche escolar é uma das refeições muito importante para as crianças. Esta refeição deve ser nutritiva, apetitosa, formadora de bons hábitos alimentares suprindo a necessidade de energia e demais nutrientes que garantam o crescimento e o aproveitamento do processo de aprendizagem do escolar.

Para tanto, a escola segue as recomendações do Guia Alimentar para População Brasileira (MS 2014), as determinações do MEC e as normas estaduais e municipais quanto às diretrizes da alimentação escolar. Ou seja:

1- São utilizados alimentos “in natura” minimamente processados, isto é: sem adição de substâncias aos alimentos originais;

2- São usados óleos, gorduras, sal e açúcar com moderação;

3- Não são oferecidos alimentos ultra processados: biscoitos recheados, balas, guloseimas, “barra de cereal”, “salgadinhos”, tempero pronto, sucos artificiais e ou industrializados, refrigerantes, refrescos, embutidos (salsicha, presunto, mortadela, etc.).

As receitas preparadas na Cozinha Pedagógica do Colégio Cenecista Sepé Tiaraju são adaptadas de forma a seguir os padrões ideais para a alimentação escolar. Algumas receitas estão disponíveis para que as famílias possam prepará-las juntamente com a criança e desta maneira auxiliar a ampliação do seu paladar.

Os ingredientes das receitas são substituídos, no caso de alguma criança ser portadora de alergia aquele produto (ex.: leite substituído por leite sem lactose).

De acordo com a Nutricionista do Colégio Sepé, Beatriz Teresinha Portolan, a escola tem o interesse em trabalhar em conjunto com as famílias das crianças e, desta forma, toda sugestão de preparações familiares poderão ser encaminhadas às professoras da Educação Infantil e Pré-Escola. “As receitas recebidas serão analisadas e adaptadas, se for o caso, para que possam ser servidas nos lanches escolares. A interação família, criança e escola facilita a construção de bons hábitos alimentares para uma vida saudável”, explica a Nutricionista.

O lanche escolar produzido na Cozinha Pedagógica do Colégio Sepé é oferecido às crianças da Educação Infantil e Pré-Escola.