Fórum Pedagógico do Colégio Sepé reuniu alunos, familiares e comunidade Santo-angelense

As atividades têm como objetivo compartilhar com as famílias e comunidade as construções e conhecimentos adquiridos em sala de aula

09.11 - Fórum Pedagógico Colégio Sepé 2

 

No dia 29 de outubro, o Colégio Cenecista Sepé Tiaraju, de Santo Ângelo, promoveu o 14º Fórum Pedagógico. As atividades têm como objetivo compartilhar com as famílias e comunidade as construções e conhecimentos personificados em situações de aprendizagens, projetos, sequências didáticas e episódios de aprendizagens.

De acordo com a coordenadora do evento, professora Juliane Colpo, o conhecimento é apresentado, mediado por meio de palavras, corpo, pelas ações, experiências, construções, cenários, contextos e tempos diversos. A escolha de um cenário, de uma organização visual, estética, atravessada por tempos de produção (rotina rotineira e extraclasse) determinam a implicação que cada saber, cada conhecimento teve para a coletividade de alunos. “Essas produções refletem tempos diferenciados de estudos, de planejamento, de narrativas individuais e coletivas sobre suas aprendizagens, sobre os conhecimentos disciplinares, interdisciplinares e multidisciplinares. Muitas vezes a construção de um conhecimento perpassa o tempo cronológico da sala de aula, da disciplina, disseminando tempos extraclasses, tempos simbólicos de construção”, explica.

A professora Juliane acrescenta ainda que na “14ª edição do Fórum Pedagógico, nos propomos a compartilhar pela mediação dos espaços e pela dimensão do tempo, os saberes sabidos e os saberes em construção: dos alunos, das turmas, dos professores. O conhecimento científico pode ser acessado pela comunidade, pelas famílias, pela escuta da explanação, da circulação nos recantos, cenários, nos contextos produzidos. O Fórum externaliza, publiciza o fazer escolar para a comunidade local, para a sociedade”.

Os trabalhos apresentados nesta edição foram os seguintes:

  • As experiências do Berçário/ Professoras Graziela, Aline e os bebês do berçário;
  • As Interações do período de inserimento na escola/Professoras Laureana, Daniele e alunos do GIA;
  • Os gatos do GIB estão à solta/ Professoras Pâmela, Jéssica, Luana, Mirta e alunos do Grupo IB;
  • O mundo dos dinossauros/ Professoras Carolina, Kelly e alunos do Grupo II;
  • Projeto “Mercado: comprar e vender produtos” /Professoras Graciele e Cátia, crianças do GIIIM;
  • Projeto “Descobrindo o corpo humano” / Professoras Rudiane e Bianca, GIII;
  • Registros do letramento no 1º ano/Professoras Jocenara e Josiane L/ alunos do 1º ano A e B;
  • Projeto “Cérebro é o nosso foco” /Professoras Evelyn e alunos do 2º ano A;
  • Projeto “A evolução dos meios de comunicação” / Professora Cristiane e alunos do 4ºA;
  • “Tecnologia” / Professora Claudia, Alexandre e alunos do 4º B;
  • Projeto “A origem do dinheiro” / Professora Mariana e 3º A;
  • Projeto “Aves” / Professoras Ângela, Mirta, Josiane M e alunos do 3ºB;
  • Projeto “Itália” / Professores Solange, João e alunos do 5º ano;
  • Projeto “Egito Antigo” / Professora Luciara, alunos do 2º B;
  • Releituras e autorretrato de artistas renomados/Professora Mirta e 6º A e 6º B;
  • “Um novo olhar sobre a sustentabilidade” /Professoras Cristiane, Aline, Josiane H, Josiane M. Diogo e alunos do 6º A e B;
  • Visualização e releitura de diferentes mandalas/Professoras Mirta e Thaís com 7º A e 7º B;
  • A origem da população negra africana/Professoras Amanda, Izadora, Thaís e alunos do 7º ano A e B;
  • “Uma solução deliciosa e um futuro melhor” /Professores Elisiane, Thiele, Diogo e Cristiane/alunos do 8º ano;
  • Educação Musical, os equipamentos de som/ Professor Everson e alunos do 8ºano e 9º ano;
  • Uma dialética necessária: meio ambiente, consumo, lixo e sustentabilidade/Professoras Elisiane, Amanda, Aline, Isabel, Thiele e alunos do 9º ano;
  • 1ª OLIMÍADA CENECISTA/Professores André, Mônica e Rosane com as turmas dos Anos Finais e Ensino Médio;
  • Releitura dos diferentes movimentos artísticos/Professora Mirta e 2ª série do EM;
  • O retrato de vidas cruzadas/Professores Isabel, Josiane, Josiane, Mirta, Aline, Amanda, Diogo, Charles, Alexandre, Priscila, Iara e alunos da 2ª série;
  • As grandes obras/Professores e alunos da 3ª série.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *